ambiente aconchegante ambiente aconchegante

6 dicas de como deixar um ambiente mais aconchegante

6 minutos para ler

Nosso lar é um espaço de refúgio, onde as preocupações do dia a dia devem ficar da porta para fora. Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil cumprir essa tarefa, por isso, ter um ambiente aconchegante à sua espera é algo tão importante.

Independente do estilo que você escolheu para sua casa, a ideia de aconchego deve estar presente. Afinal, é esse conceito que confere a sensação de bem-estar que tanto buscamos ao final de um dia exaustivo.

Felizmente, conseguir um espaço confortável, e que, ao mesmo tempo, mantenha a personalidade, é mais simples do que você imagina. E o melhor, com essas dicas você pode começar a remodelar qualquer cômodo — ou todos eles — imediatamente. Quer saber quais são essas estratégias de ouro? Então, confira os próximos tópicos!

1. Invista em almofadas lindas e macias

Utilizar almofadas é, definitivamente, a forma mais simples de acrescentar conforto e aconchego. Elas são acessíveis e podem ser combinadas à decoração com muita facilidade.

Essa peça muito versátil está disponível em grande variedade de cores, formatos e também texturas, como é o caso das almofadas felpudas, em pelúcia ou pele fake. Você pode optar por utilizá-las na cama, no sofá, em poltronas e até no chão, onde a almofada fica ainda mais estilosa em composição com um tapete.

2. Adicione um tapete à decoração

Com um único elemento de decoração, você é capaz de mudar todo um ambiente, fazendo com que ele fique mais moderno, sofisticado e, claro, aconchegante.

Por ser uma peça que ocupa um considerável espaço, as cores, forma, padronagem e também a textura do tapete precisam conversar com toda a composição do ambiente. Caso contrário, em vez de oferecer conforto, você pode criar um cômodo que passe a sensação de estar abarrotado.

Uma dica certeira para escolher a peça ideal é investir em algo mais sóbrio para ocupar um local com móveis mais chamativos. Em contrapartida, também é possível optar por um tapete mais trabalhado para dar vida a espaços mais contidos — o que não é regra, ok?

As padronagens geométricas em P&B e o uso das cores e seus subtons estão muito em alta. Quanto ao formato, tantos os quadrados, retangulares e redondos fazem muito sucesso. Para os mais ousados na decoração, vale fazer uma sobreposição de tapetes, que confere um toque muito moderno.

3. Opte por quadros

De fotos, frases, paisagens ou abstratos, os quadros criam uma impressão intimista no espaço. Mas, o que garantirá visualmente um ambiente aconchegante, será a sua habilidade de organizá-los em composição.

O uso da mesma moldura ou um mix delas é liberado, com parcimônia, é claro. Por mais que ela seja uma pequena parte do quadro, a moldura deve conversar com todo o ambiente.

Os quadros podem ficar sobre móveis e prateleiras, porém eles são comumente usados presos à parede. Nesse último caso, temos orientações valiosas, que não são regras, como posicionar o objeto à altura de 1,60 m. Se preferir usar acima de qualquer móvel, deixe à distância de, pelo menos, 25 cm entre a peça e o mobiliário.

Lembre-se que o uso de elementos de tamanhos diferentes pede uma certa harmonia. Por isso, se você optar por mais de um quadro na mesma parede, a dica é alinhá-los pela base. Se os acessórios estiverem em paredes diferentes, se baseie na borda superior para deixá-los alinhados.

4. Escolha as cortinas certas

Elas são sim um objeto de decoração que deixa a casa muito mais elegante, mas não só isso. Ao bloquear a luz externa, a cortina cria um o propício ambiente para descanso.

Se o objetivo for uma boa noite de sono, os modelos blackout impedem que qualquer luminosidade entre. Já em momentos de descontração, a cortina em tecido cria uma iluminação indireta utilizando a luz natural, em tons perfeitamente confortáveis.

Meça o espaço disponível na sua residência, antes de adquirir sua peça, pois o indicado é que ela vá de bem próximo do teto ao chão, deixando o cômodo mais sofisticado. Quanto às cores, os tons neutros são os mais usuais, mas optar pelas cores fortes é apenas uma questão de gosto e estilo, portanto, escolha a que mais combina com sua personalidade.

5. Acerte no tom dos móveis

Ambientes mais aconchegantes geralmente têm uma paleta mais neutra. Isso porque o excesso de cor tende a deixar as pessoas mais elétricas. Os tons suaves, por sua vez, criam uniformidade visual e, assim, influenciam ao sentimento de calma.

Se você não abre mão das cores na decoração, também temos a solução. Um truque infalível é apostar em uma base — na pintura e/ou no piso, por exemplo — com branco, off-white, bege ou cinza, que funcionam como neutros e a esse espaço adicionar alguns móveis em tonalidades vívidas. Saiba que os tons quentes tendem a deixar o espaço mais aconchegante do que os frios.

6. Ilumine o ambiente aconchegante corretamente

Na maioria das residências existe a presença de dois tons de iluminação, a luz branca e a amarela e o uso delas incide na disposição do morador. Por causa disso, cada uma delas é indicada para uma situação.

A luz branca é geralmente utilizada em espaço de circulação ou onde são realizadas atividades que precisam de atenção, como na cozinha, na lavanderia e no home-office. Por outro lado, a luz amarelada é ideal para a sala de estar e quarto, justamente por promover o relaxamento, sendo assim, é a mais indicada para o seu cantinho de descanso.

A iluminação indireta é outra grande aliada de quem busca criar um ambiente aconchegante e intimista. Ela pode vir do teto, com o auxílio de luminárias específicas e também do nível dos móveis com as peças de chão e abajures. Se você estiver pensando em investir em uma pequeno serviço elétrico, vale apostar na instalação do dimmer, que regula a intensidade da luz.

Viu só como a casa aconchegante, o refúgio que você sempre sonhou, está ao seu alcance? Basta adquirir peças curingas da decoração para potencializar o seu espaço. Para isso, visualize e planeje no que você deve investir considerando estas dicas. Adicione um belo mobiliário, acessórios de decoração, cores calmas e texturas macias ao toque com as quais você sempre desejou conviver e pronto!

Gostou de saber como criar seu próprio ambiente aconchegante? Então assine nossa newsletter para receber mais dicas como estas e transformar qualquer espaço!

Móveis e decoraçãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Dúvidas? Converse com a gente!