como limpar sofá como limpar sofá

Confira dicas essenciais de como limpar um sofá

3 minutos para ler

Cuidar da higienização dos móveis é fundamental para quem se preocupa com a qualidade de vida da família e com a estética da casa. Não há nada mais chato do que receber convidados e perceber que determinado móvel está com uma macha de sujeira, não é mesmo?

Nesse cenário, é muito comum surgirem dúvidas sobre como limpar um sofá. Afinal, existe uma variedade de estilos, tecidos e produtos que podem ser utilizados, e todos nós sabemos: o sofá é mais que um móvel ou item de decoração. Ele também diz muito sobre a casa e seus donos.

Por isso, preparamos este conteúdo! Você vai encontrar dicas bem práticas e essenciais para deixar o seu sofá limpo e renovado. Confira!

A higienização do sofá depende do tipo do material

Você sabia que embaixo do móvel é comum encontrar etiquetas que indicam o tipo do material de composição? Antes de limpar o sofá, é interessante verificar os símbolos e suas respectivas instruções, pois esse tipo de cuidado pode evitar danos no móvel e impedir que a sua durabilidade seja prejudicada.

Resumidamente, o “P” significa que é possível fazer uma lavagem a seco (com um pano, por exemplo), o “W” indica que o processo pode ser úmido (com um pano molhado mesmo) e o “F” mostra que a lavagem a seco deve ser realizada por um profissional.

Misturas caseiras podem ser efetivas

A junção do vinagre com a água pode ajudar bastante na higienização dos móveis. Além de ser uma fórmula mais natural, ela combate o mau cheiro e atua diretamente em gorduras, por exemplo. Porém, é importante utilizar vinagre branco, para não correr o risco de manchar.

Outra dica interessante para quem tem dúvidas sobre como limpar o sofá é: água morna com detergente. Os dois itens somados à escovação do sofá podem ser bastante efetivos na limpeza, mas é interessante usar um pano seco depois, para remover a umidade.

O bicarbonato (com água ou com água e vinagre) também pode ajudar a tirar manchas de gordura. Você ainda pode utilizar um pouco de amaciante e álcool para garantir um melhor efeito. A dica é borrifar o conteúdo sobre o sofá e fazer a limpeza com um pano ou escova.

Pode parecer bobeira, mas é bom relembrar: o cloro pode manchar todo o seu sofá. Além disso, não é recomendado usar sabão em pó nem água sanitária.

A limpeza rotineira faz toda a diferença

Nem sempre é possível fazer a limpeza diária do sofá, certo? Mas o recomendado é que, pelo menos uma vez na semana, seja feita a higienização do móvel. Não precisa de muito: passar um pano seco sob a superfície já ajuda a tirar a poeira e possíveis sujeitas que estão acumuladas.

Atenção: caso o sofá seja de camurça, é necessária certa leveza na limpeza, por ser um material delicado. O ideal é utilizar um pano úmido (com água e detergente), repetidas vezes. Já um sofá suede ou jacquard, por exemplo, permite a escovação.

Bom… além dos produtos mais caseiros, você pode procurar tira-manchas ou desengordurantes industrializados, que são igualmente (ou mais) potentes. É interessante avaliar qual é o caso do sofá e, se necessário, buscar ajuda de especialistas.

Gostou das nossas dicas? Para entender um pouco mais sobre o tema, não deixe de conferir os 9 principais tipos de sofá existentes no mercado!

Móveis e decoraçãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Dúvidas? Converse com a gente!