como esconder fios como esconder fios

Confira aqui 6 truques de como esconder fios elétricos

6 minutos para ler

Casa aconchegante, móveis de qualidade e decoração impecável! Ou quase impecável, se não fosse pelos fios elétricos espalhados por toda a residência, principalmente na sua sala de estar.

Sim! Essa situação acontece com todo mundo, mas nem todos conhecem os truques de como esconder fios dos equipamentos domésticos com muito bom gosto e estilo.

Você sabia que dá para esconder a fiação utilizando apenas uma caixa de sapato? Pois é! Assim, dá para manter a casa organizada e, ao mesmo tempo, deixar a decoração impecável, afinal sem tantos fios espalhados pelo chão, com certeza o seu décor vai roubar a cena!

Continue a leitura e veja os 6 truques para esconder fios que separamos para você!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Decore os fios para disfarçá-los

Essa dica não é necessariamente sobre como esconder fios, porém, disfarçá-los. Mas pode apostar: o resultado é incrível!

A ideia é utilizar a fiação como parte do décor da casa, com muita criatividade e estilo. Sabe aqueles fios que ficam presos na parede por meio de condutores e que não dá para esconder?

Bom, você pode encapá-los com cordas de juta, dando aquele charme campestre para a decoração. Também dá para pintá-los com cores tendência e tintas específicas, que não danifiquem o material do fio. Ou ainda colori-los e deixá-los mais divertidos com washi tapes, que são aquelas famosas fitas adesivas japonesas.

Isso já dará outra cara para a fiação, deixando tudo mais alegre e vibrante. Para os mais habilidosos, outra ideia incrível é fazer desenhos nas paredes utilizando os fios como base. Dá para criar desde paisagens até desenhos mais abstratos com a fiação. Tudo dependerá da sua criatividade!

2. Instale canaletas de PVC

Instalar canaletas de PVC é a solução mais prática e rápida para esconder os fios. Inclusive, em algumas lojas já é possível encontrar rodapés com essas entradas para abrigar a fiação.

De qualquer modo, dá para comprar apenas a canaleta e você mesmo fazer a instalação. Além de resolver o dilema de como esconder os fios, eles vão ficar mais protegidos dentro das canaletas.

Uma boa dica é pintar a canaleta da mesma cor que estiver na parede e nos móveis — no caso de esconder os fios que passam pelo mobiliário. — Dessa forma, a fiação vai parecer integrada ao décor, criando uma composição mais uniforme e harmoniosa.

3. Utilize o rodapé para agrupar os fios

Em casas com rodapé de madeira dá para esconder os fios passando-os por trás dos rodapés. Se você não quiser errar na decoração, peça ao marceneiro para fazer peças sob medida, de modo que a fiação se encaixe perfeitamente naquele cantinho.

Os cabos devem estar bem esticados para aproveitar todo o espaço do rodapé, assim ficando escondidos por completo!

Uma boa ideia é utilizar clipes ou prendedores de papel para marcar o trajeto do fio, pois isso ajudará mantê-los firmes e esticados. Para os mais moderninhos, vale a pena decorar o rodapé para deixá-lo ainda mais integrado à decoração, o que pode ser feito com tintas específicas e até papel de parede.

Também dá para esconder a fiação fazendo pequenas cercas em volta dos rodapés, uma solução muito utilizada nas casas norte-americanas. Assim, além de esconder os fios em um canto mais isolado, dá para brincar com a decoração da parede, criando cercas que combinem com o estilo da casa.

4. Faça o truque da caixa de sapato

Essa dica é para quem adora projetos do tipo “faça você mesmo”, mas sem invenções mirabolantes ou que deem muito trabalho.

Então, se você quer aprender como esconder fios de um jeito fácil e original, anote esta ideia: pegue uma caixa de sapato, corte círculos para abrigar os adaptadores, coloque a fiação ali dentro e decore a caixinha a seu modo.

Pronto! Agora todos os fios estão escondidos dentro de uma caixa personalizada e decorada de um jeito único. Outra sugestão é fazer uma caixa organizadora também para os celulares, criando um local específico para recarregar os aparelhos.

Se você quiser dar um toque de requinte à sua obra, pode trocar a caixa de sapato por uma caixinha de madeira. Que tal?

Agrupar os fios dentro desse local específico faz toda a diferença não somente para o visual da casa, mas, principalmente porque aproveita melhor os espaços deixam a fiação protegida e impede que alguém tropece nos fios, o que poderia causar acidentes graves.

Isso sem falar no prejuízo de danificar os equipamentos. Colocando tudo dentro da caixinha, a vida útil dos fios vai ser muito maior.

5. Compre organizadores de fios

Eis a maneira mais simples e prática de disfarçar os fios espalhados por todos os cômodos da casa: comprando organizadores específicos!

No mercado existem vários tipos de organizadores diferentes, desde aqueles mais decorados — como os desenhos de bichinhos, que são perfeitos para o quarto das crianças — até os mais discretos, como aqueles pedacinhos de velcro. Aí é só amarrar os fios para organizar o emaranhado de fios.

6. Escolha móveis com aberturas para fios

Engana-se quem pensa que móveis com aberturas para fios são apenas aqueles feitos por encomenda. Existem diversos modelos prontos que também trazem essa funcionalidade, permitindo que você planeje melhor a instalação dos equipamentos e a organização dos fios.

Com certeza, comprar os móveis já prontos vai ser mais vantajoso para o seu bolso. Porém, caso o mobiliário escolhido não tenha aberturas específicas para a fiação, esse não será o problema, pois agora você já sabe direitinho como escondê-la de um jeito prático e criativo.

O mais importante na hora de escolher um móvel deve ser a qualidade e o design da peça. Afinal, sua casa merece móveis resistentes, funcionais e bonitos, não é mesmo?

Com essa leitura, é o fim do dilema de como esconder fios dos seus equipamentos eletroeletrônicos, deixando a casa mais organizada e valorizando o estilo de decoração que você escolheu.

Esconder a fiação faz com que o ambiente fique muito mais leve, sem excesso de informação e sem o perigo de pisar nos cabos e causar acidentes! Ou seja, é a solução perfeita para quem deseja um lar mais clean e minimalista!

Gostou da ideia? Aproveite e leia também este post para saber mais sobre o estilo minimalista!

Móveis e decoraçãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Dúvidas? Converse com a gente!