Inspirações para arrasar no Estilo Industrial

5 minutos para ler

Você já parou para pensar na sofisticação de uma decoração no estilo industrial? E de como seria arrasador se você pudesse inserir esta proposta moderna e ousada na sua residência?

Você pode!

E se você não sabe, o estilo industrial tem se mostrado uma tendência de decoração. E, a cada dia, uma preferência de pessoas que gostam de aliar um estilo mais rústico ao mais requintado.

É um conceito urbano e atual que vem ganhando espaço no décor desde 2013… e parece que não vai sair de moda tão cedo.

Inspirado nos lofts nova iorquinos, o estilo industrial possui características bastante peculiares. E é perfeito para quem busca simplicidade e personalidade na decoração.  

E se a decoração no estilo industrial parece algo complicado para você, eu tenho algo a te dizer.

Este tipo de decoração está longe de ser simplista. Aliás, é um conceito que requer cuidado e criatividade.

Mas pode ser bem descomplicado na hora de optar por inserir na sua casa, apartamento…

Ou mesmo no ambiente comercial.

Vem comigo que eu vou te explicar melhor!

Descubra como surgiu o estilo industrial

Ambientes descolados e modernos que parecem ter saído de um cenário de filme.

Espaços quase vazios, com paredes sem acabamento, fios aparentes, pisos de cimento, tubulação exposta e madeira de demolição.

Poderia ser uma antiga fábrica, um galpão abandonado…

Mas é uma residência decorada com elegância, pronta para morar.

Essas características presentes no design industrial vêm sendo adotadas por arquitetos e decoradores em todo o mundo.

Inspirado em antigos prédios e galpões abandonados que se tornaram opção de moradia em Nova York na década 1950, o conceito industrial veio para ficar.

Na época, tornou-se comum os moradores manterem as características desconstruídas e originais dos espaços, gerando um estilo de decoração que passou a ser copiado no mundo inteiro.

Foi assim que peças de madeira, ferro e cimento queimado começaram a ser utilizados na decoração.

Em combinação com elementos mais modernos, constituíam ambientes nada óbvios e muito… muito elegantes.

Acredite, as aparências enganam

Engana-se quem pensa que por conter características próprias, como um visual inacabado e aparentemente imperfeito, o estilo industrial é rudimentar ou raso.

Longe disso!

O design industrial pode ser muito elaborado e conter traços arrasadores em sua composição.

Alcançar um visual industrial vai muito além do acabamento ou revestimento de um cômodo. Passa também pela escolha acertada dos móveis e outros objetos que vão compor a decoração.

São os elementos decorativos que, aliados aos móveis e acessórios corretos que vão dar essa aparência aos ambientes. Sem contar o aspecto de sofisticação e modernidade.

Para te ajudar com isso, eu listei algumas ideias para te inspirar na composição de um ambiente no estilo industrial.

Como se inspirar no conceito de decoração industrial

Não é por acaso que o estilo industrial se tornou uma tendência. A pegada mais bruta, contrastando com elementos mais requintados dá um charme todo especial aos ambientes.

Uma proposta atualíssima, própria para pessoas modernas e descoladas.

Sem ideias para começar?

Se ligue nessas inspirações!

#1. Aposte no revestimento com cimento queimado 

O cimento queimado está em alta. E tem tudo a ver com o domínio do estilo industrial na decoração da atualidade. Isso acontece porque o cimento queimado imprime uma aparência áspera e inacabada aos ambientes. A dica é investir em paredes, chão ou até mesmo em balcões revestidos com esta técnica. Um charme!

#2. Escolha bem as cores

Tons sóbrios como preto, cinza e marrom marcam o estilo proposto no design industrial. Por isso devem ser a base do ambiente. Mas não se esqueça de equilibrar esta sobriedade toda com um toque de cor, utilizando tons mais vibrantes para os detalhes. Fica perfeito!

#3. O poder de uma iluminação arrasadora

Um dos aspectos mais marcantes do estilo industrial é a iluminação. As opções são infinitas. Todas incríveis. Ela pode vir de luminárias suspensas, pendentes de ferro ou cobre… ou posicionadas sobre os móveis, como mesa lateral ou aparador. E até mesmo no chão, se a base da luminária for maior. A única regra aqui é a criatividade. 

#4. Escolha os móveis certos

A escolha é sua! Há no mercado muitos móveis feitos no estilo industrial, como mesas e bancos. Mas o conceito industrial harmoniza também com móveis com design arrojado e moderno. Neste caso, escolha uma mobília que contraste com os elementos mais rústicos do acabamento. Aqueles que, pela cor ou formato, casam super bem com a proposta industrial. Sofás, banquetas, buffets e cristaleiras… perfeitos para uma composição arrasadora em qualquer cômodo da casa.

#5. Acessórios decorativos não podem faltar

Acessórios decorativos não podem faltar na decoração. Além dos móveis e luminárias, itens de metal e com acabamento rudimentar são bem-vindos neste estilo de decoração. Mas você pode também incluir acessórios mais modernos e com cores marcantes para contrastar com a sobriedade do cômodo, como quadros e espelhos. Afinal, o que não pode faltar no ambiente é personalidade!

Ficou encantada pelo Estilo Industrial?

Como você pode ver, esta vertente da decoração nunca esteve tão atual. E está acessível a todos.

O segredo é aliar criatividade e ousadia.

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre os móveis que combinam perfeitamente com este estilo, Clique aqui!

Posts relacionados

Deixe uma resposta