jardim em pequeno espaço jardim em pequeno espaço

7 dicas de como fazer belos jardins em pequenos espaços

6 minutos para ler

Cuidar da nossa casa é algo extremamente prazeroso, especialmente quando temos inspirações para deixar o ambiente e a decoração mais personalizados. Muitas pessoas dedicam horas para o planejamento de cada cômodo, incluindo a área externa. Nesse contexto, é muito comum surgir a dúvida: como fazer jardins em pequenos espaços?

Cultivar plantas e flores em casa pode ser um hábito extremamente benéfico e que vai além do quesito estilo. Não é novidade que as plantas ajudam a purificar o ar, reduzem o barulho e ainda amenizam a temperatura local.

Pensando nessa questão, preparamos este conteúdo com algumas dicas bem legais para que você possa montar um jardim, mesmo que o seu espaço seja pequeno. Veja só!

1. Faça um planejamento

Quando o assunto é jardim, lembre-se de que o planejamento é essencial! De nada adianta sair plantando as mudinhas, sem saber se as condições do ambiente são favoráveis. Ao definir a área e a extensão que será disponibilizada para o jardim, analise se há entrada de luz suficiente e se a irrigação não vai estragar os possíveis móveis que estejam em volta.

Outro ponto importante é a escolha do que será cultivado. As suculentas e os cactos, por exemplo, são plantinhas charmosas que não precisam ser regadas constantemente e que sobrevivem por um tempo, sem a necessidade de muitos cuidados. Mas, se você preferir plantas maiores, a sugestão é buscar pelas que crescem em vertical, como a espada de São Jorge.

Dentre as plantas e flores indicadas, podemos listar:

  • orquídeas;
  • violetas;
  • palmeiras ráfis;
  • begônias;
  • dracaenas.

2. Lembre-se da qualidade do solo

Mesmo em jardins em pequenos espaços, há uma premissa muito importante: a qualidade e textura do solo fazem toda a diferença na sobrevivência das plantas. Os solos argilosos apresentam melhor capacidade de retenção de água e de fertilidade, por isso é interessante investir nessa escolha.

De qualquer forma, os adubos orgânicos (esterco, cascas e restos de vegetais) são importantes para ajudar no crescimento e fortalecimento da vegetação. Ah! E caso essas opções não sejam possíveis, você pode optar pela grama sintética (como tapetes, por exemplo), que já ajudam a dar um toque a mais para o jardim.

3. Utilize diferentes pedras

Como você deve imaginar, existem vários tipos de pedra para a decoração do jardim. Elas são muito úteis para proteger as plantas, fazer contornos e pequenos caminhos.

Dentre os tipos, podemos indicar:

  • pedra de rio;
  • britas;
  • seixo natural;
  • dolomitas.

Além disso, as pedras também podem ser utilizadas dentro dos vasos para deixar o ambiente mais zen e elegante. Analise qual o tipo mais indicado, pensando sempre se elas serão usadas na área interna ou externa da casa. E, dependendo do estilo e do tamanho escolhido, as pedras não saem caras. É possível comprar um quilo de pedras seixo, por exemplo, por R$5,00.

4. Faça alguns canteiros elevados

O canteiro elevado nada mais é do que uma estrutura (que pode ser feita de madeira ou tijolos, por exemplo) usada para a plantação de flores e hortas. O interessante dessa opção é, efetivamente, o seu tamanho — já que não ocupa muito espaço.

Para dar suporte, você pode prender um cano ou pedaço de madeira verticalmente e colocar as sementes na área interior. A ideia desse tipo de canteiro é muito próxima do “square feet”, um estilo de plantação muito popular nos Estados Unidos em que as plantas são inseridas em pequenas subdivisões (como se fossem em caixas) de 30 cm de profundidade.

5. Crie também um jardim vertical

Essa opção é uma das mais indicadas para jardins em pequenos espaços, elas ajudam a otimizar o local e a deixá-lo aina mais organizado. Você pode usar qualquer tipo de superfície que tenha a capacidade de sustentar o peso da terra e das plantas.

São vários os tipos de materiais, vasos e fibras, por isso, é interessante fazer uma pesquisa pela opção que está em acordo com o seu estilo. A placa modular, por exemplo, é bastante utilizada para esse tipo de jardim e permite uma distribuição mais homogênea das plantas.

Lembre-se ainda que é possível fazer uma junção do jardim com a decoração da casa. Portanto, móveis e objetos funcionais podem fazer toda a diferença na manutenção e no cuidado das suas plantas. Exemplos: poltronas, cadeiras, luminárias, mesas, etc. Pense na disposição de cada item e na sua utilidade ao ambiente.

6. Analise e aproveite a iluminação

Como comentamos, a iluminação é fundamental para o crescimento das plantas. É importante escolher um lugar em que o sol chegue até elas, certo? Porém, a iluminação artificial é um detalhe que também ajuda a dar um toque bem especial à decoração. Já pensou em como ficaria legal colocar pequenas luzinhas de led perto das plantas?

Por ser um espaço pequeno, não é necessário buscar por itens suntuosos de iluminação. Você pode usar pequenas luminárias, cordões de luz ou lanternas marroquinas. Pode ter certeza que a iluminação ajuda muito a dar um charme ao jardim e mostra o cuidado que você tem na manutenção.

7. Reaproveite e recicle materiais

Já que você vai ficar mais próximo da natureza, comece a reaproveitar e reciclar materiais. Além da economia e do incentivar à criatividade, tal ação faz um bem danado para o ambiente!

São muitos os objetos que podem ser usados na elaboração do jardim, como: itens plásticos, embalagens de amaciante, panelas, pneus, caixas, bacias e potes velhos, etc. Você pode, por exemplo, usar um pote de sorvete como vaso para as plantas e até mesmo um pneu usado pode servir de canteiro para suas flores.

E então, gostou das nossas sugestões? Como você pode perceber, fazer jardins em pequenos espaços não é algo impossível. É sempre importante ter criatividade e disposição para cuidar das plantinhas e deixar seu espaço ainda mais bonito. Levando as dicas acima em consideração, temos certeza de que o seu jardim será um sucesso!

Caso esteja em busca de móveis para fazer com que a decoração do seu jardim fique ainda mais elegante, não deixe de visitar a nossa loja! Aqui Na Casa Outlet temos diversas ofertas e itens incríveis para dar um toque especial ao seu ambiente.

Móveis e decoraçãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Dúvidas? Converse com a gente!