Dicas de ouro para organizar guarda-roupa e closet

5 minutos para ler

Você já reparou que a vida parece mais leve quando o guarda-roupa ou o closet estão bem arrumados? E que a gente até respira melhor quando consegue organizar os armários. Mas, mesmo assim, na hora de começar a arrumação, não sabe por onde começar?

Calma, que eu vou te ajudar!

Muita gente enfrenta dificuldade em começar a organizar o interior de alguns móveis. Pode ser a estante, o cômoda ou buffet. Ou ainda o guarda-roupa e closet.

Manter esses móveis organizados, então… parece ser uma missão quase impossível.  

Mas o que muita gente não sabe é que algumas técnicas bem simples podem ajudar, e muito, a manter o guarda-roupa ou closet bem organizado.

E o que é melhor… são práticas que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa e de forma descomplicada. 

Vem comigo, que eu vou te explicar melhor!

O ser humano é naturalmente desorganizado

Por essa você não esperava…

Mas de acordo com o psiquiatra e consultor, Daniel Barros, o natural do ser humano é ser desorganizado. E isso acontece porque organizar é uma tarefa que exige esforço e gasto de energia.

Aí você vai dizer…

Então tudo bem deixar tudo de pernas para o ar?

Não é bem assim.

Estudos comprovam que ambientes caóticos nos sufocam. E ver as coisas em perfeita desordem, é um verdadeiro estopim para a ansiedade.

O profissional explica ainda que quem é organizado, ganha mais tempo no dia a dia. Que a organização é essencial na melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de diminuir o estresse.

E o que dizer de um dormitório organizado?

Com certeza este é um espaço onde se busca uma boa qualidade de sono, não é mesmo?

Sem contar que, com um guarda-roupa ou closet organizado, você não precisa ficar horas procurando por uma peça para usar.

Mas, se só de olhar para os seus roupeiros, você se sente angustiada, eu tenho uma boa notícia.

Você não precisa fazer faxina todo dia. E nem contratar um personal organizer.

Manter o quarto organizado, com guarda-roupa e closet impecáveis, é muito fácil.

Você mesma pode fazer, com tranquilidade.

E requer apenas seguir algumas dicas de ouro que eu vou te dar, agora mesmo!

Aprenda a organizar guarda-roupa e closet

Já vimos que um espaço organizado traz uma série de benefícios, não é mesmo?

E que um guarda-roupa ou closet arrumado pode dar um aspecto muito mais agradável ao quarto, além de ajudar a relaxar.

Mas antes de sair se descabelando, porque acha essa tarefa muito difícil, foque nas dicas que eu separei para você!

#1. Comece esvaziando o armário

Parece óbvio, mas muita gente não entende que não dá para organizar um guarda-roupa e closet sem, primeiramente, esvaziar o móvel. Tire tudo de dentro do armário e separe as peças sobre a cama. Ou sobre um sofá, uma poltrona ou puff. Espalhe calças, saias, vestidos, shorts, casacos, roupas íntimas e acessórios, separados por categoria, para facilitar guardar novamente, durante a organização.

#2. Reserve um tempo para limpeza

Quando for começar a organização do guarda-roupa ou closet, capriche na limpeza do móvel. Limpe tudo, desde a parte interna, com gavetas e prateleiras, até a área externa, focando todos os cantos. Se precisar, utilize uma escovinha para deixar tudo impecável. Depois, deixe as portas abertas por um tempo, para arejar bem e eliminar a umidade.

#3. Faça uma triagem das peças

Esse é o momento de separar tudo o que você tirou do armário. Em geral, todas nós guardamos roupas ou acessórios que gostamos muito, junto com aquelas que nem lembramos mais que existem. Essa é a hora de reservar as peças que realmente servem para uso e descartar as que, por algum motivo, vão para conserto ou doação. Desapego aqui é a palavra de ordem. Se você quer um guarda-roupa ou closet organizado, precisa abrir mão de coisas que não usa mais.

#4. Catalogue tudo!

Agora que você já escolheu as peças que terão espaço na sua vida e no seu guarda-roupa, é hora de catalogar. Classifique tudo: calças, saias, shorts, blusas, vestidos, lingerie. Utilize etiquetas coloridas para marcar o local do armário para cada categoria. Além de facilitar a localização das peças quando for se vestir, essa prática é essencial na hora de voltar com elas para o mesmo lugar. Sem contar que saber o que se tem no guarda-roupa ou closet, pode ajudar a criar looks arrasadores.

#5. Manutenção é essencial

Pronto. Tudo agora está perfeito. Mas manter a arrumação do guarda-roupa ou closet pode não ser uma tarefa muito fácil. Para evitar que tudo volte rapidamente à desordem inicial, é preciso realizar uma manutenção periódica do móvel. Defina datas específicas e repita pequenas etapas do processo, regularmente. Assim, seu guarda-roupa ou closet estará sempre organizado. E o seu dormitório, um espaço agradável para o seu descanso.  

Prático, não?

Como você pode ver, não é tão difícil organizar guarda-roupa e closet. Sem contar que é uma prática que, além de facilitar o dia a dia, faz do ambiente de dormir um espaço de conforto e bem-estar.

E você pode conhecer mais da nossa linha de móveis para dormitórios, em nosso site! Clique aqui e confira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta