tendencia de decoração tendencia de decoração

Quais são as tendências de decoração para 2020? Confira!

6 minutos para ler

O ano mal começou e, com ele, as principais empresas de décor do mundo já divulgaram seus catálogos. Assim, para que sua casa se torne ainda mais aconchegante e moderna, é fundamental estar antenado às principais novidades e tendências de decoração.

Dessa forma, é possível acompanhar de perto tudo que de melhor está disponível no mercado e, consequentemente, garantir um layout impressionante nos mais diversos ambientes do seu imóvel.

Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, reunimos, neste post, alguns aspectos que você deve levar em consideração no seu projeto de renovação. Além disso, explicaremos detalhadamente como empregar cada conceito da melhor forma possível. Confira!

Materiais naturais

Uma das principais tendências para a decoração em 2020 é a aplicação de estilos baseados em peças formadas, principalmente, por materiais naturais. Isto é, pedras, couro, palhas, lã, barro, cerâmica, madeira e bambu são componentes muito utilizados na criação de ambientes acolhedores, rústicos e modernos ao mesmo tempo.

Com a correria da vida moderna nos grandes centros, a necessidade de se aproximar e estar em contato com a natureza pode ser resolvida com a utilização desses elementos, que também promovem uma estética agradável, viva e menos estressante.

Dois dos efeitos que podem ser sentidos com a utilização de materiais naturais, o acolhimento e a suavidade estão diretamente relacionados com o bem-estar e a tranquilidade. Ademais, vale destacar a possibilidade de promover combinações que podem variar de acordo com as preferências, o ambiente e os demais elementos decorativos.

Elementos abstratos

Elementos abstratos, como quadros e esculturas, sempre foram muito utilizados na decoração. Esse tipo de objeto contribui para a valorização dos ambientes, além de criar espaços autênticos e contemporâneos. Esse conceito é caracterizado pelo rompimento dos padrões tradicionais, tendo em vista que seu foco está totalmente direcionado para estimular a imaginação e uma linguagem inconsciente.

A abstração promove a criação de novas variações na composição de ambientes, como sala e cozinha, alterando e renovando as percepções. Além disso, os elementos abstratos têm alto poder estético, pois estão imersos no universo de formas, cores e expressões visuais que marcam e encantam. Por fim, é possível equilibrar e estar em harmonia com os demais aspectos da décor em diversos estilos de decoração.

Tom sobre tom

As cores terão grande espaço na valorização dos ambientes, seguindo as tendências para a decoração em 2020. A técnica de tom sobre tom permite combinar paredes e mobílias da mesma cor, fazendo pequenos contrastes em diferentes tonalidades. Contudo, é importante estar atento ao planejamento das composições, afinal, assim, é possível abusar das possibilidades sem abrir mão das suas preferências.

A grande vantagem é que essa metodologia contribui para que o ambiente ofereça uma sensação de maior espaço, pois melhora a amplitude dos cômodos. Além disso, você pode investir em itens decorativos, como capas para almofadas, sofás e demais acessórios para criar uma sobreposição de tons.

Padronagem disruptiva

As estampas são itens em evidência nas tendências de decoração dos ambientes. A ideia da padronagem disruptiva é dar nova vida aos cômodos por meio de desenhos geométricos ou de padrões irregulares com cores vibrantes. Presente em tapetes, cortinas, almofadas e, até mesmo, em papéis de parede, esse estilo deixará sua casa mais moderna e ousada.

Essa linha de decoração está normalmente atrelada à harmonização de ambientes, como sala de estar e áreas privativas. Isso porque esse tipo de espaço se mostra mais versátil e oferece novas oportunidades para criar e inovar. Ademais, por serem ambientes de maior circulação, tornam-se locais mais sofisticados para receber visitas.

Automação residencial

A construção de casas inteligentes, assim como nos filmes, é uma realidade cada vez mais próxima. Para facilitar a nossa rotina, muitos recursos oriundos da automação residencial foram criados. Resumidamente, as tecnologias presentes na atualidade são empregadas para que tarefas simples sejam realizadas remotamente, promovendo maior conforto e mais comodidade a todos os moradores.

Hoje em dia, é possível controlar a temperatura e a luz ambiente, o acionamento das fechaduras digitais e, até mesmo, a abertura e o fechamento das cortinas. Todas essas funcionalidades estão integradas a um smartphone conectado à rede wi-fi. A segurança é um dos principais aspectos dessa tendência, especialmente porque é possível verificar tudo o que acontece na sua residência, bem como controlar as câmeras de vigilância, mesmo a distância.

Gallery Wall

A Gallery Wall — ou colagens nas paredes — é uma técnica muito utilizada na decoração para compor os espaços vazios em diversos ambientes. Seja atrás do sofá, seja atrás da cama, seja sobre as escadas, essa tendência permite uma maior personalização e é uma proposta que pode agradar bastante ao público jovem, já que deixa o local mais descontraído e moderno.

Para construir um projeto interessante, basta aplicar toda a sua criatividade e muito estilo. Se você é um aficionado pelo cinema, por exemplo, uma boa alternativa é buscar inspiração em alguns filmes, séries e programas de sua preferência. Um diferencial importante é a possibilidade de alterar tudo conforme a necessidade ou a mudança de predileções.

Mobílias multifuncionais

As construções estão cada vez mais compactas, o que reduz consideravelmente o espaço útil das residências. Pensando nisso, os móveis multiuso representam uma alternativa para conciliar o conforto sem comprometer a funcionalidade dos ambientes residenciais.

A principal vantagem de utilizar esse tipo de sistema é a organização inteligente dos espaços. De forma mais prática, é possível utilizar, por exemplo, uma cama-armário, aproveitando os espaços vazios da parte inferior. Assim, fica mais fácil organizar as roupas de forma prática, rápida e simples.

Se você é do tipo que recebe muitas visitas, alguns móveis para a sala de estar, como painéis multifuncionais, sofás, bancos e pufes que se transformam em mesas, são indispensáveis para conferir mais praticidade.

Como você pôde perceber neste texto, em 2020, as principais tendências de decoração podem abraçar os mais diversos estilos e identidades. Entretanto, é muito importante colocar em evidência o conforto e as suas preferências pessoais. Para tanto, basta estar atento ao que de mais moderno e atualizado está disponível para definir uma decoração fantástica.

E então, gostou das nossas dicas? Agora, o que acha de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Dessa forma, seus amigos e familiares poderão se conectar melhor às novidades de que tratamos aqui.

Móveis e decoraçãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Dúvidas? Converse com a gente!