tipos de sofá tipos de sofá

Conheça 15 principais tipos de sofá e como escolher o ideal

10 minutos para ler

Todo mundo quer uma sala de estar agradável para receber as pessoas e ter conforto. Na construção desse espaço, os móveis se tornam protagonistas, afinal, são as peças que mais chamam a atenção. Você já parou para pensar, por exemplo, nos tipos de sofá que cairiam bem dentro do cômodo?

Encontrar o sofá ideal faz toda a diferença na hora de compor uma sala bonita e aconchegante. Por isso, fazer uma pesquisa sobre os modelos existentes pode ajudar a definir o móvel mais prático, com a cor mais adequada ou com o melhor tecido, por exemplo.

Pensando no tema, preparamos este pequeno guia. Abaixo, você vai encontrar algumas dicas de decoração, as descrições sobre cada tipo de sofá e suas principais características. Vamos lá?

Como combinar o móvel com o estilo da sala?

Antes de qualquer coisa, vamos relembrar um ponto máximo da decoração: o estilo do ambiente. Ou seja, o primeiro passo na escolha do sofá é pensar sobre como o móvel se aplica ao local em que foi instalado. Para isso, observe a decoração presente em sua sala e procure uma peça que siga essa mesma linguagem.

Ah! Isso não quer dizer que a decoração deve ser sem graça ou homogênea. Você pode usar e abusar da criatividade, seguindo determinado estilo. Nesse sentido, outro ponto muito interessante é a escolha da cor. Certas combinações podem deixar o local o mais harmonizado e convidativo.

Quais são os estilos de sofá existentes?

Há uma infinidade de tipos e estilos de sofá no mercado. Porém, indicamos abaixo, alguns exemplos de modelos e os materiais mais empregados na fabricação. Acompanhe!

1. Tradicional

É aquela peça que vem à mente quando pensamos em um sofá tradicional: com grandes dimensões, braços largos e estofado volumosos. O acabamento costuma variar, mas geralmente é feito em tecido macio e agradável ao toque, como veludo, suede ou chenille.

É fácil encontrar o modelo tradicional no mercado. Por isso, a dica é focar na tonalidade da peça para que combine com o restante dos elementos do cômodo. As opções vão desde tons discretos (como bege e cinza) até cores alegres e vivas (amarelo, vermelho, laranja e rosa).

2. Minimalista

Diferentemente do modelo anterior, é composto por linhas simples e tem poucos ornamentos. Pode ou não ter braços e seus detalhes — costuras, pontos etc. — ficam escondidos para que a peça se torne bem básica e não crie contrastes na decoração.

Caso você queira comprar esse sofá em Belo Horizonte, lembre-se: esse tipo de modelo segue a proposta do minimalismo, que valoriza apenas o essencial. Por isso, é comum que seja trabalhado com cores sóbrias ou neutras como preto, marrom e branco, que não chamam a atenção. As variações podem vir na forma de texturas, com adição de materiais, como couro ou madeira.

3. Vintage

Quem gosta da estética retrô pode apostar nesse modelo que remete às décadas passadas. Como o vintage permite algum exagero, é interessante escolher os móveis que tenham essa característica. Bons exemplos são os sofás que misturam materiais, cores e estampas.

Os modelos com esse estilo geralmente apresentam estofado volumoso e com curvas, além de acabamentos com detalhes — a exemplo do capitonê. Também é comum a presença dos famosos pés palito de madeira, que dão um toque de charme à peça.

4.Rústico

O estilo rústico já é bastante conhecido no mundo da decoração. Ele conversa diretamente com a natureza e é muito adequado, por exemplo, na utilização de móveis de madeira ou em tom mais sóbrio. O que queremos dizer é que, nesse estilo, a madeira é extremamente popular, mas não é regra.

Você pode procurar por sofás com tecidos em tom mais escuros e trabalhar na sua junção com o ambiente, como: investir na combinação do sofá com paredes de pedra, flores, iluminação suave e plantas. Tudo isso ajuda a dar um tom ainda mais “natural” para o cômodo.

Quais são os principais formatos de sofá?

Essa também é uma característica importante no momento de analisar os diferentes tipos de sofá. Ela deve ser pensada com base no layout do ambiente, que pode exigir um móvel mais funcional ou aceitar uma peça chamativa. Veja algumas possibilidades.

5. Retilíneo

O sofá trabalhado com linhas retas em todas as bordas combina muito bem com espaços modernos e contemporâneos. Além disso, por não ter volumes em excesso, costuma se encaixar em qualquer lugar. A diferenciação da peça pode vir no sentido das linhas — horizontal, vertical e até diagonal.

Para manter a configuração original do modelo e não perder o efeito de pureza e simplicidade, vale apostar em complementos que tenham essa mesma pegada. Ou seja, utilize almofadas quadradas ou retangulares, além de mantas com estampa xadrez ou listrada.

6. Redondo

É perfeito para composições ousadas e que exigem um visual criativo. Afinal, esse sofá pode apresentar curvas em vários sentidos, compondo uma peça em forma oval perfeita ou com partes repletas de linhas sinuosas.

Difícil não atrair a atenção com um modelo desses em casa. Inclusive, saiba que as formas arredondadas e inspiradas no conceito orgânico estão entre as tendências para a decoração. Portanto, vale explorar diferentes possibilidades e, quem sabe, atualizar a estética do ambiente.

7. De canto

Esse modelo é indicado para quem tem pouco espaço e precisa otimizar a área de circulação da sala. Isso porque fica posicionado em um canto específico do cômodo, encostado em duas paredes que se encontram. A peça pode apresentar várias formas, cores e materiais.

Os arredondados de canto seguem o formato de letra C, enquanto os retilíneos de canto surgem como um L. Em ambos os modelos, é possível aumentar uma das extremidades de acordo com o espaço disponível no ambiente — transformar uma parte de 2 lugares em assento para 3, por exemplo.

Qual é o tamanho ideal do sofá?

As dimensões também são importantes na hora de buscar os melhores tipos de sofá para sua casa. Esse cuidado permitirá adequar o tamanho da peça à área disponível no recinto. Confira alguns modelos que podem ter suas medidas alteradas conforme a necessidade.

8. Sofá-cama

Como o próprio indica, tem a capacidade de se transformar em uma cama. Isso é uma grande vantagem para pessoas que recebem muitas visitas e precisam obter espaço extra para elas dormirem. Também é útil para os moradores que gostam de ter um cantinho diferente para descansar durante uma sessão de cinema em casa.

Se você precisa de um móvel 2 em 1, ou seja, com dupla função, vale a pena apostar nesse modelo. Assim como os tradicionais, o sofá-cama pode ser encontrado em diferentes cores e acabamentos, o que permite harmonizar a peça com a decoração.

9. Retrátil

Esse modelo se destaca pela versatilidade e vem ganhando novos adeptos a cada dia. Há modelos ergonômicos e muito confortáveis que se adaptam às necessidades do usuário. Por ter um sistema de deslizamento, permite aumentar ou reduzir a área dos assentos.

Alguns modelos, quando totalmente abertos, se transformam em verdadeiras camas. Portanto, são ótimas escolhas para apartamentos pequenos, que costumam ter salas compactas.

10. Reclinável

Com um mecanismo que permite mudar a posição do encosto, esse sofá traz mais conforto para quem costuma passar horas na sala de estar. O sistema reclinável adapta o formato do móvel ao tipo de atividade realizada no momento.

Para leituras rápidas e conversas, por exemplo, o encosto pode ficar totalmente reto, mantendo a postura correta dos usuários. Agora, se o objetivo é ver um filme ou fazer uma maratona de séries, vale a pena reclinar um pouco para obter uma posição quase horizontal.

Quais são os principais tecidos dos sofás?

O tecido é outro ponto fundamental na escolha do sofá, ele influencia diretamente na durabilidade do móvel e na sua limpeza. Separamos algumas dicas, veja abaixo.

11. Suede ou Ultra Suede

Esse tecido tem se tornado cada vez mais popular entre os consumidores, especialmente por dois motivos: tem um baixo custo e apresenta uma grande variedade de estampas. Feito de poliéster, o tecido é sintético, aveludado e apresenta certa maciez.

O interessante é que por sua semelhança com o camurça, tem se tornado uma alternativa ao couro. Outro ponto importante: por ser bastante absorvente, é indicado fazer a impermeabilização para mantê-lo mais limpo.

12. Sarja

A sarja é um tecido de algodão, com uma textura grossa e um pouco áspera. Porém, quando aplicada no sofá, ajuda a melhorar a maciez. Por isso, pode ser uma opção interessante para quem busca conforto.

Sua utilização também é muito comum em almofadas, capas e revestimentos, pois é resistente e apresenta certa elasticidade. Por não ser um material impermeável, tende a absorver sujeira com mais facilidade.

13. Veludo

O veludo já é um velho conhecido dos consumidores e, por ser extremamente macio e permitir diversas combinações de cores, possui alta popularidade. O tecido, muitas vezes utilizado em móveis de luxo, pode ser natural ou sintético e apresenta uma grande vantagem: durabilidade.

14. Jacquard

Você gosta de uma decoração marcante, com cores vivas? Se sim, o Jacquard pode ser o tecido ideal para o seu sofá. Ele permite o entrelaçamento de diversos tipos de fio e com isso, se torna mais durável e mais fácil de limpar. Apesar de ser um item mais caro, é muito interessante para quem possui animais, por exemplo, por causa da resistência.

15. Linho

Por ser um dos tecidos mais nobres, o linho chama atenção pela durabilidade e facilidade de acabamento. A fibra também apresenta certa impermeabilidade, o que faz com que sua limpeza seja prática e tranquila. Dentre outros pontos importantes, cabe observar: ajuda a melhorar a maciez do móvel, é resistente e antialérgico.

Então? Conseguiu identificar qual modelo terá mais utilidade na sua residência? A boa notícia é que alguns tipos de sofá podem ser combinados com as várias características citadas. Portanto, faça uma pesquisa nas melhores lojas e encontre a peça que agradará toda a família.

Você possui dúvidas sobre onde comprar um sofá em Belo Horizonte? Ou quer mais opções de mobiliário para sua casa? Entre em contato conosco e confira os melhores modelos de produtos NACASA Outlet!

Móveis e decoraçãoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Dúvidas? Converse com a gente!