tipos de sofás tipos de sofás

Tipos de sofás: saiba como escolher o ideal para sua casa

6 minutos para ler

Com tantos tipos de sofás disponíveis hoje em dia no mercado, às vezes, pode ser bastante intimidante escolher o modelo que melhor se encaixe em sua casa ou combine com seu estilo de vida, não é mesmo? Afinal, qual será o formato de sofá ideal para o cômodo? É possível que ele seja retrátil e reclinável ao mesmo tempo? Com ou sem puff?

Pode-se ainda encontrar diversos materiais em cada modelo de sofá, o que facilita muito na hora de compor o décor da sala de estar. Além disso, é preciso considerar também um sofá que ofereça conforto, pois não adianta ele apenas ser bonito!

São muitas dúvidas fáceis de serem esclarecidas se você souber o que levar em consideração. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura do texto que preparamos especialmente para você!

Sofá de madeira

O sofá com estrutura de madeira e acabamento em estofado de tecido (chenile, sarja, linho etc.) é um dos modelos mais tradicionais e usados. Esse modelo é bastante versátil, o que facilita muito na hora de decorar com simplicidade e praticidade.

O material de fabricação proporciona resistência e durabilidade, sendo um sofá ideal para quem busca um móvel que durará muitos anos. Trata-se, assim, de um investimento a longo prazo que trará muita beleza e conforto para a sala de estar.

Vale ressaltar que esse modelo pode apresentar pés mais altos, como os pés palito (que ficam perfeitos em decorações descontraídas, como a retrô), ou, então, mais baixos, em que o fundo do sofá fica bem próximo ao chão.

O primeiro modelo é ideal para ambientes pequenos, uma vez que os pés altos oferecem amplitude visual, causando a impressão de que o espaço é maior. Já o segundo modelo, por ser mais encorpado visualmente, tende a preencher mais o espaço disponível, sendo, portanto, ótimo para ambientes grandes.

Lembre-se de optar pela cor do estofado que mais combina com a sua decoração. Sofás com cores claras deixam o ambiente mais iluminado, mas podem ser mais difíceis na hora de realizar a limpeza cotidiana, uma vez que tendem a sujar com mais facilidade.

Já os escuros, disfarçam mais manchas e poeira, mas deixam o visual mais carregado, o que pode ser uma desvantagem em uma sala pequena. Portanto, é preciso pesar os prós e os contras de acordo com a sua necessidade para fazer uma escolha certeira e consciente.

Sofá de couro

O sofá com estofado de couro é outro modelo bastante utilizado, principalmente em decorações rústicas e minimalistas, que são tendências de decoração atualmente. Portanto, sempre vale a pena cogitar o uso desses sofás na sala de estar.

Além disso, esse modelo traz muita personalidade e estilo para o ambiente, sendo por si só um grande atrativo na decoração. Assim, muitas vezes funcionando como o ponto de destaque para trazer um diferencial para o visual.

O couro também oferece durabilidade e resistência e é fácil de limpar, trazendo bastante praticidade no dia a dia. É interessante fazer uma manutenção no couro de 6 em 6 meses para manter a qualidade desse material e seu brilho. Mas não se preocupe, pois a manutenção é simples. Basta passar um hidratante de couro para evitar que o material resseque com o tempo.

Sofá retrátil e reclinável

O modelo de sofá retrátil e reclinável vem se tornando cada vez mais popular, uma vez que ele oferece muito conforto e beleza. Ao utilizá-lo, é possível reclinar o encosto de forma a deixar a coluna em uma posição mais confortável para se sentar ou se deitar.

Esse sofá ainda possibilita expandir o assento para que seu corpo fique completamente deitado, sendo perfeito para assistir TV de forma muito aconchegante. Essa posição do sofá também faz com que ele sirva como uma cama de hóspede. Ou seja, mesmo que a sua casa seja pequena e não conte com um quartinho extra, você ainda poderá receber um amigo ou familiar para passar a noite com muito conforto. Logo, é um móvel bastante funcional.

Sofá quadrado

O sofá quadrado é ideal para ambientes pequenos. Além de proporcionar muito conforto para uma família pequena, de duas a três pessoas, eles ajudam a manter a circulação do centro da sala livre. Pode-se ainda contar com algumas almofadas sobre o seu estofado, não só para decorar como também para promover o conforto de todos.

Ao escolher o material do estofado leve em consideração a cor, a textura ao toque, a decoração do local e o tipo de limpeza necessário para mantê-lo. Assim, pode-se optar com sabedoria e sem arrependimentos!

Vale ainda cogitar a possibilidade de colocar um puff perto do sofá sem que ele atrapalhe a passagem no centro da sala. O puff é perfeito com o sofá quadrado, pois possibilidade que as pessoas que estejam sentadas possam esticar as pernas e relaxar.

Sofá-cama

O sofá-cama é ideal para casas pequenas, com um a dois quartos. Desse modo, eles ajudam quando vai visitas em sua casa para passar a noite e você não tem muito espaço para acomodar todos.

Essa é uma forma simples de unir praticidade e funcionalidade, uma vez que o móvel servirá como sofá e como cama. Com isso, oferecendo beleza para a decoração, conforto para o uso e utilidade diante das necessidades.

Com tantos modelos disponíveis, é fácil encontrar um que se encaixe perfeitamente em sua decoração e em seu orçamento. Assim, vale a pena conferir alguns modelos encontrados na loja NACASA, seja em sua loja física ou em suas mídias sociais , uma vez que ela oferece muitas opções lindas e com preços interessantes!

Com essas dicas de tipos de sofás, fica mais fácil escolher um que seja perfeito para a sua casa, não é mesmo? Caso tenha ficado alguma dúvida ou você precise de alguma orientação, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a ajudar da melhor maneira possível!

Posts relacionados

Deixe uma resposta